Promoção até 70% off até 21/07: nós queremos te ver bilíngue em 2023!

Atividades de natal para crianças e jovens

Apesar do Natal ser uma festividade internacional, cada lugar do mundo tem a sua própria cultura quando se trata de celebrar a data de nascimento de Jesus Cristo.

 

No blog de hoje vamos compartilhar alguns dos costumes natalinos mais comuns nos Estados Unidos da América, com ênfase especial nas atividades que podem ser feitas com crianças para a introdução da cultura e a prática do inglês.

 

Você pode escolher algumas dessas atividades para fazer com as crianças da sua família e se divertir muito nesse final de ano!

 

Decorar a casa com luzes e enfeites

 

Aqui no Brasil, as decorações de Natal são espalhadas por árvores, postes, fachadas de prédios e diversos outros lugares, uma mais bonita do que a outra!

 

Nos EUA, isso também acontece, mas de maneira ainda mais intensa. Rolam até algumas competições para decidir quem se empenhou mais nos enfeites!

 

Muitos moradores decoram suas casas com pisca-piscas, bonecos e Papais Noéis infláveis (que, às vezes, até cantam), tudo isso para impressionar os vizinhos e para atrair a atenção do “Santa Claus”, aquele senhorzinho de vermelho que traz presentes para a criançada.

 

Você pode separar um tempo especial com as crianças da sua família para vocês decorarem a casa, a árvore de natal e diversas outras coisas.

 

Oferecer leite e biscoitos para o Papai Noel

 

E falando no Bom Velhinho, também há o costume de atraí-lo com “milk and cookies”.

 

Um copo de leite e um prato de biscoitos (que podem ser decorados e modelados pelas próprias crianças) são postos na sala de estar como uma espécie de “oferenda” em agradecimento pelos presentes de Natal.

 

Na manhã seguinte, quando os pequenos acordam para abrir as embalagens, eles ficam super empolgados ao ver o copo vazio e o prato com apenas algumas migalhas. Afinal, depois de passar uma noite inteira voando em um trenó para entregar brinquedos, ele bem que merece um lanchinho, não é mesmo?

 

Deixar meias penduradas na lareira

 

Em inglês, Santa Claus (Papai Noel) tem uma lista de nomes dividida em duas partes: “nice kids” (os bonzinhos, que se comportaram ao longo do ano) e “naughty kids” (os malcriados, que deram trabalho para os pais).

 

De acordo com a crença popular, ele chegava às casas descendo pela chaminé e deixava lembrancinhas em meias decoradas, verdes ou vermelhas, penduradas na lareira.

 

Antigamente, as “nice kids” eram presenteadas com pequenos brinquedos de madeira, enquanto que, para as “naughty kids”, era deixado apenas carvão dentro da meia.

 

Como hoje em dia os brinquedos evoluíram e nem todos cabem dentro de meias, eles podem ser encontrados sob a árvore de Natal, mas a tradição de decorar a lareira com meias continua.

 

Escrever cartões para membros da família

 

É tradicional para crianças pegar um pouco de cartolina, cola e purpurina para confeccionar seus próprios cartões para as pessoas queridas. Vale tudo, incluindo colagens, desenhos, dobraduras, pop-ups, fotos e etc.

 

O importante é usar a criatividade e fazer o seu “Christmas Card” com muito amor e carinho! Também é usual enviar cartinhas com pedidos de presentes para o Santa Claus (mas isso deve ser feito antes da data) e confeccionar origamis ou recortes de flocos de neve.

 

Construir bonecos de neve

 

Já que, no Hemisfério Norte, onde ficam os Estados Unidos, o Natal acontece durante o inverno, é muito comum para quem vive lá associar as festividades de final de ano a atividades que envolvam frio e neve.

 

Como esse fenômeno climático é bem raro no Brasil, recomendamos que aproveite bastante esta dica se você for viajar para algum país com nevascas. Andar de trenó, tomar chocolate quente e brincar na neve são atividades gostosas que valem muito a pena quando possível.

 

É bem usual para as crianças fazer guerrinhas com bolas de neve, deitar no chão para criar o formato de anjinhos e construir “Snowmen” (bonecos de neve). Geralmente, os Snowmen são feitos com duas bolas grandes de neve sobrepostas, gravetos para os braços, pedaços de carvão para os olhos e botões da roupa e uma cenoura para o nariz.

 

Caso você não tenha condições de viajar para lugares frios, não tem problema! Também dá para introduzir essa cultura às crianças construindo bonecos com argila ou biscuit. Isso estimula a criatividade e é um jeito de trazer a neve para onde não há neve!

 

Cantar músicas natalinas em frente à árvore

 

Por fim, os americanos têm o divertido costume de cantarolar “Christmas Carols”, ou canções de Natal, com a família em frente à árvore, quando o último enfeite, a estrela na ponta, é colocado.

 

Que tal aprender alguma delas para cantar com os pequenos, entrar no clima de natal e aprender inglês, tudo ao mesmo tempo?

 

Neste Natal, incentive o aprendizado do inglês!

 

Quem diria que o Natal seria uma oportunidade de introduzir seus filhos a uma nova língua e uma cultura tão rica em brincadeiras?

 

O inglês, além de um presentão, é um ótimo investimento para o futuro e pode ser ensinado de maneiras bem lúdicas – conheça nossas opções de cursos de inglês para crianças!

 

Nós da Berlitz esperamos que você tenha gostado das dicas e desejamos um ótimo Natal e próspero Ano-novo para você e suas crianças!

 

Ho-ho-ho! Merry Christmas!

Compartilhe isso:

Artigos relacionados