A música é um dos recursos mais eficazes para apoiar o aprendizado de um novo idioma. É uma ferramenta útil, divertida e barata para maximizar a prática do listening e do speaking do inglês. Se você souber usar corretamente, as músicas vão te ajudar a entender o vocabulário e as expressões com mais facilidade.
Neste artigo, você pode conferir algumas dicas de como aprender inglês com música e acelerar o seu aprendizado com canções que você gosta de ouvir, melhorando a escuta e aprendendo mais sobre diversos aspectos do idioma.
Quer aprender inglês cantando? Preparamos playlists com canções da língua inglesa do iniciante ao avançado para praticar o vocabulário, pronúncia e aprender novas palavras. Are you ready? Let’s rock!
Por que praticar seu inglês com música?
- Está comprovado que funciona: há evidências científicas de que ouvir música no idioma que você está aprendendo estimula seu cérebro a aprender melhor vocabulário e gramática, além de melhorar sua ortografia e dicção.
- Você ouvirá a linguagem cotidiana: as letras de muitas músicas contêm linguagem coloquial e expressões usadas por falantes nativos. Com esta atividade você aumentará seu vocabulário rapidamente.
- Você entenderá melhor a pronúncia: ao ouvir diferentes sotaques, você melhorará sua pronúncia em inglês.
- É divertido: ouvir música é uma atividade divertida e relaxante que vai te permitir entender o idioma de outra forma. Especialmente se você ouvir músicas de seus gêneros ou artistas favoritos.
- Aprendizagem personalizada: você poderá ouvir seus cantores favoritos em inglês e, assim, aprender com recursos que você conhece.
Como aprender inglês com música?
Não tenha pressa!
Escolha um local e horário para fazer essa atividade e esqueça as distrações comuns. Para desenvolver habilidades úteis para o domínio do idioma, você deve manter uma escuta “ativa” que permita identificar todos os elementos da música.
Perceba que a música fala muito sobre a cultura de um local, assim como sobre as principais expressões comumente utilizadas por lá. Então é interessante que se diversifique um pouco. Ouça cantores e bandas norte-americanos, britânicos, australianos, etc.
Escolha músicas que correspondam ao seu nível atual de inglês
Evite músicas em que o vocabulário seja muito complexo para o seu conhecimento atual ou contenha uma pronúncia acelerada que seja difícil de acompanhar.
Algo que eu realizava quando estava aprendendo inglês era escolher músicas para compreender mais da gramática. Por exemplo, se eu estivesse estudando o simple past, escolhia músicas que contivessem muitos verbos neste tempo verbal para praticar a identificação sonora deles.
As playlists do Berlitz no Spotify possuem diversos níveis para você cantar e aprender um idioma. No inglês, por exemplo, dividimos por iniciantes, intermediário e avançado, para você ouvir músicas conforme seu nível de proficiência e praticar com elas. Ouça agora!