Ensinar outro idioma para uma criança pode parecer um bicho de sete cabeças no início, mas saiba que, na verdade, pode até ser mais fácil do que aprender quando adulto.
Isso acontece principalmente porque a criança ainda está formando seu cérebro e, por isso, consegue aprender muitas coisas.
Nesse artigo, vamos discutir um pouco sobre como ensinar inglês para crianças e as principais técnicas que você pode utilizar para facilitar ainda mais o processo de ensino e aprendizagem.
Como ensinar inglês para crianças? Confira os principais métodos
Com tudo tão conectado no mundo, muitas crianças já tendem a conhecer palavras em inglês e por isso ficam atraídas por aprender outro idioma, mesmo que ainda estejam aprendendo sua língua materna.
No entanto, ensinar para crianças pode ser uma tarefa desafiadora quando não conhecemos os métodos mais adequados a depender das diferentes situações, afinal, somos todos diferentes e, por isso, a forma de aprender também será.
É preciso entender que entre os 0 e 5 anos de idade a criança irá aprender muitas coisas que levará para o restante de sua vida e, por isso, devemos aproveitar esse momento valioso.
A seguir vamos te mostrar os principais métodos para ensinar inglês para crianças.
Técnica de Imersão para crianças
A imersão é uma das metodologias mais interessantes para ensinar inglês para crianças. Principalmente porque tendemos a aprender mais quando vemos e ouvimos outro idioma em todos os lugares.
Então isso vale desde vídeos, músicas e até mesmo matricular a criança em escolas de idiomas desde sempre. Quanto mais inglês ela tiver contato durante o dia, mais comum será para que ela entenda situações de maior complexidade.
A imersão é um dos métodos de maior eficácia porque a criança começa a entender os padrões, por exemplo: quais palavras andam juntas, vão perceber que o “do” vem antes das perguntas, o uso do “how” e assim por diante.
De forma prática, você pode colocar plaquinhas em inglês nos móveis da casa, nos alimentos, e nas roupas para que a criança sempre veja algo em inglês e não acabe esquecendo.
Método da repetição
Esse é um dos métodos mais comuns – e reconhecidos – para se aprender qualquer coisa! E com inglês não seria diferente.
Talvez você já deva ter visto professores de inglês dizendo o famoso “repeat please!” ou “repeat with me!”. Essas são palavrinhas-chave que os professores usam para que as crianças sempre lembrem que, naquele momento, devemos repetir até cansar.
No entanto, é possível usar a repetição em diversas situações do nosso cotidiano, por exemplo, podemos utilizar musiquinhas infantis bem simples para ensinar o alfabeto, os números, as partes do corpo, e assim vai!
O cuidado deve ser apenas para não cair na monotonia, porque ficar repetindo sempre a mesma coisa nem sempre torna o ensino divertido o bastante, e como estamos tratando de crianças, é de extrema importância que a repetição faça sentido e ela se divirta de alguma forma.
Interatividade no ensino de inglês para crianças
A interatividade anda de mãos dadas com a imersão. A diferença aqui é que a imersão não exige tanto da criança, já a interatividade pede que a criança seja protagonista no processo de aprendizagem.
Ela consiste em você colocar a criança em situações que exijam algum pensamento em inglês. E para fazer isso é bem simples: basta perguntar!
Por vezes a criança não vai saber a resposta, mas depois com certeza ela vai se forçar a lembrar, pois vira um “desafio pessoal”.
Além disso, desenhos animados como a famosa Dora, a Aventureira são exemplos de interatividade. Da mesma forma, em casa ou na escola, é possível criar pequenas situações simples onde o adulto se “esquece daquela palavra” e a criança precisa lembrar.
Outra forma de fazer a interatividade acontecer é combinar horários para falar inglês. Por exemplo, é possível que os pais combinem com a criança que antes de começar o café da manhã eles todos falaram o nome dos alimentos em inglês. Assim, a criança vai repetir as palavras e, ao mesmo tempo, vai tentar lembrar para um momento específico.
Vantagens de ensinar inglês para crianças
De fato, crianças aprendem muito mais rapidamente que os adultos e, por esse motivo, ensinar inglês desde cedo é uma tarefa que pode reverberar positivamente no futuro das crianças até mesmo quando aprender regras gramaticais em português.
Além disso, estudos científicos já demonstram o aumento das habilidades cognitivas em crianças que aprendem outro idioma muito cedo, além de aumentar suas habilidades sociais de conversação.
E pensando no futuro da criança, o outro idioma vai abrir portas com muitas oportunidades. Em um mundo globalizado como o nosso, a possibilidade de fazer intercâmbios e viagens ao exterior é maior, e quando a criança já sabe outro idioma a vontade de viajar a estudos ou trabalho é bem maior também.
Priorize o ensino do seu filho
Você deve ter percebido que ensinar inglês para a criança é um dos recursos mais exemplares e que terá grandes resultados no futuro brilhante que ainda virá.
Se você deseja ensinar seus filhos, conheça os programas de inglês para crianças do Berlitz, que conta com especialista no ensino de inglês para crianças e que utiliza de diferentes metodologias para incluir a língua inglesa como segundo idioma de crianças.